terça-feira, 2 de julho de 2013

Cavaleiros do Apocalipse - Drácula

Criaturas vampíricas povoam o pensamento humano, segundo alguns estudos, provavelmente desde antes do surgimento da escrita. Entretanto, o conceito, como existe hoje, tomou força na Europa onde, no século XII foram relatados diversos casos de mortos que voltavam para atacar e matar durante à noite.

Mas é somente no século XIX que se tem registro da primeira obra completa de ficção sobre vampiros, escrita John Polidori e publicada pela revista New Monthly Magazine. Também é do século XIX o romance que apresentou ao público o mais famoso vampiro de todos os tempos: Drácula, de Bram Stoker, publicado em 1897.

Segundo consta, Drácula tem sua história ligada a Vlad, o Empalador, filho de Vlad Dracul, príncipe da Wallachia. O termo Drácula foi utilizado para chamar Vlad (o Empalador), quando este ainda estava vivo e signifava o filho de Dracul. Vlad era conhecido pela violência com que agia e aterrorizava seus inimigos e desafetos, o que, provalmente, influenciou Bram Stoker na criação do personagem.

Da publicação de Drácula, até hoje, o mais famoso dos vampiros já esteve presente em inúmeros filmes, livros, seriados, peças teatrais, histórias em quadrinhos e periódicos, além de ter motivado a criação de um museu, de uma sociedade, de inúmeros vampiros e uma incontável quantidade de outros artigos.

De longe Drácula é nosso vilão predileto. Eu, particularmente, assisti a um sem-número de filmes, além de ler o livro. Bela Lugosi, Christopher Lee, Jack Palance, Frank Langella e George Hamilton, fizeram interpretações marcantes do conde. Entretanto, pra nós, aqui do "Malvadas", não existiu Drácula melhor que Gary Oldman, interprete do vampiro no filme "Drácula, de Bram Stoker".

Oldman deu a Drácula um ar ao mesmo tempo diabólico e atormentado. Cenas como a que ele lambe a navalha com sangue de Johnathan Harker, no inicio do filme, ou a da sua chegada a Londres, quando ele está todo vestido de cinza e olha por cima dos óculos, ou ainda aquela em que ele faz Mina chupar o sangue que escorre do seu peito, tornam o filme inesquecível.

Seria praticamente impossível resistir aos apelos de um vampiro como aquele. Demoníaco, perverso, atormentado e apaixonado. Que mulher resistiria a seus encantos? Por isso e por ser praticamenteo o vilão mais conhecido de todos tempos, Drácula foi o escolhido para ser o primeiro representante da nossa sessão "Cavaleiros do Apocalipse".

Alguns lugares para você conhecer um pouco mais sobre o Conde Drácula

Filmes

Drácula - 1931 (Diretor: Tod Browning - Elenco: Bela Lugosi, Dwight Frye, Helen Chandler, Edward Van Sloan)

A Casa de Drácula - 1945 (Direção: Erle C. Kenton - Elenco: Jonh Carradine, Lon Chaney Jr., Glenn Stange, Onslow Stevens, Jane Adams)

Horror de Drácula - 1958 (Direção: Terence Fisher - Elenco: Christopher Lee, Peter Cushing, Carlo Marsh, Melissa Stribling)
 

Drácula - Príncipe das Trevas - 1965 (Direção: Terence Fisher - Elenco: Christopher Lee, Francis Mathew, Suzan Framer, Charles Tingwell, Babara Shelley)

Drácula - 1973 (Direção: Dan Curtis - Elenco: Jack Palance, Murray Brown, Fiona Lewis, Penelope Horner, Simon Ward, Nigel Davenport)

Drácula de Bram Stocker - 1992 (Direção: Francis Ford Coppola - Elenco: Gary Oldman, Keanu Reeves, Winona Ryder, Sadie Frost, Bill Campbell, Cary Elwes, Richard E. Grant, Anthony Hopkins)

Livros

Drácula: O Vampiro da Noite
Stoker, Bram / Martin Claret

Drácula
Stoker, Bram / Madras

Drácula: A História Arrepiante do Conde Vampiro
Stoker, Bram / Companhia das Letrinhas

Drácula: O Homem por Trás do Mito
Zugaib, Roberta / Aleph

Em Busca de Drácula e Outros Vampiros
Mcnally, Raymond T.; Florescu, Radu / Mercuryo

O Livro dos Vampiros - A Enciclopédia dos Mortos-Vivos
Melton, J. Gordon / Makron Books






Nenhum comentário:

Postar um comentário