terça-feira, 12 de março de 2013

Calçada da Maldade - Annie Wilkes (Louca Obsessão)

 Até que ponto pode chegar a obsessão de um fã por seu ídolo? Esse é o assunto abordado em Louca Obsessão, um filme de 1990, baseado no conto "Angústia" de Stephen Kings.
Paul Sheldon é um escritor de best sellers que sempre se hospeda em um hotel distante quando está para terminar seus novos livros. Entretanto, ao tentar retornar a Nova Iorque, ele é pego de surpresa por uma tempestade de neve e sofre um terrível acidente de carro.
Para sua sorte (sorte?) ele é encontrado pela ex-enfermeira Annie Wilkes, que se auto-denomina sua fã nº 1, e que decide cuidar dele até que as estradas sejam reabertas. O problema é que Annie não é uma das pessoas mais equilibradas emocional e mentalmente e ao ler os manuscritos do próximo livro de Paul, descobre que ele pretende matar sua personagem favorita.
Aí começa o calvário do escritor que é transformado em refém de uma mulher que fará tudo para que ele nunca a deixe (e isso inclui ter as dus pernas quebradas por ela).

Annie queima o livro recém-escrito e obriga Paul a criar uma nova história na qual a personagem Misery continue viva.
Preso numa cama e sob vigilância constante, Sheldon não tem outra opção a não ser cooperar. Enquanto está preso, entretanto, ele descobre vários recortes de jornais com acusações de que Annie teria matado vários pacientes do hospital em que ela trabalhava. Aliás, os momentos em que fica sozinho em casa são responsáveis pelas cenas de maior suspense, uma vez que Paul tem que se arrastar pela casa sem ser visto pela psicopata.
O escritor, entretanto, não é a única vítima de Annie em sua jornada obsessiva pela recuperação de Misery. Após receber um telefonema da agente literária de Paul, o xerife da cidade começa investigar seu desaparecimento e chega à casa da ex-enfermeira, acabando por descobri-lo preso no porão. Como conseqüência, é alvejado pelas costas, tornando-se mais uma vítima da fúria assassina de Annie Wilkers.Após o episódio, Paul Sheldon termina de escrever o livro de acordo com os pedidos de sua pseudo-fã.

Entretanto, durante a comemoração ele encontra a oportunidade perfeita para por fim ao seu martírio. Ao perceber a distração da malvada, ele a acerta com a máquina de escreverm dando início a uma luta que culmina com a morte de Annie.
A ironia, fica por conta do fato de que ao escrever o livro sob a pressão do seqüestro e da tortura, segundo as normas ditadas por uma fã obsessiva, Paul Sheldon cria o romance que lhe devolve o sucesso no mercado literário, como pode ser constatado no final do filme.

Ficha Técnica
Título Original: Misery
Direção: Rob Reiner Elenco
James Caan (Paul Sheldon)
Kathy Bates (Anne Marie Wilkes)
Richard Farnsworth (J.T. "Buster" McCain)
Lauren Bacall (Marcia Sindell)
Frances Sternhagen (Deputada Virginia McCain)
Graham Jarvis (Libby)
Jerry Potter (Pete)
Rob Reiner (Piloto do helicóptero)
J.T. Walsh (Sherman Douglas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário